Blog

As tecnologias aplicadas ao Relógio de Ponto

Se observamos a história do relógio de ponto, os pontos de inovações são inúmeros, podemos citar as diferenças já nos atuais modelos de relogio de ponto cartográficos e seguir para modernização com a linha dos relógios de ponto informatizados ou eletrônicos.

Para os relógios de ponto tipo mecânicos, popularmente chamados de cartográficos, notamos vantagens como o acionamento automático do registro ao colocar o cartão na abertura, o próprio equipamento puxa o cartão e imprime na data correta, eliminando o antigo uso de alavancas. Além disto os calendários estão mais inteligentes, permitindo até mesmo a programação para início e término do horário de verão, além do identificador de quinzena que evita rasuras e erros no ponto.
Agora quando falamos em tecnologia, impossível não nos remetermos aos modernos relógios de ponto eletrônicos. Nestes modelos a tecnologia veio para somar ainda mais segurança e assertividade aos registros. Confira alguns pontos de tecnologias que hoje estão nos equipamentos de ponto eletrônico:
– Integração com sistema de ponto: primeira facilidade dos relógios de ponto informatizados, desde seus primeiros modelos, foi a vantagem de ter um software de tratamento de ponto que faça a leitura automática dos registros do equipamento, permitindo sua configuração e emissão de cálculos e relatórios automáticos.

– Softwares mais modernos e completos: hoje as soluções de software de tratamento de ponto permitem muita assertividade no controle de horas extras, banco de horas e fechamento de folha de pagamento. Os sistemas mostram-se cada vez mais configuráveis, com uma diversidade de relatórios que atendem as demandas de diferentes portes e tipos de empresa.

– Identificação Biométrica: de todas as vantagens das novas tecnologias ao relógios de ponto, esta, sem dúvida, representa a maior inovação. A biometria oferece maior segurança a empresa, uma vez que cada digital é única, tona-se imprescindível que o colaborador esteja presente para efetuar tal registro. Além disto a identificação pela digital torna o relógio ponto mais simples e evita custos desnecessários com a confecção de crachás. Pode-se ainda citar a qualidade dos leitores biométricos atuais, uma vez que possuem mais pontos de identificação e sensores mais precisos, que agilizam o registro e permitem leituras mais corretas.

– Impressoras com Guilhotinas: as impressoras foram agregadas ao relógio de ponto por determinação do Ministério do trabalho e Emprego, mas os aprimoramentos a elas foram méritos dos fabricantes. Com intuito de facilitar o dia a dia de empregados e empregadores, além de oferecer maior proteção ao equipamento, a maioria das impressoras dos atuais relógios de ponto possuem guilhotina. Com este recurso, cada ticket emitido pelo equipamento, já sai cortado para o colaboradores, evitando que ele tenha que puxar, isto agiliza o processo e evita algum dano desnecessário ao produto.

– Displays com touch screen: Uma inovação que chegou ao mercado de relógio ponto pelo fabricante Control ID, os displays estão cada vez com melhor resolução, maior informação e o recurso de touch screen, que permite um acesso ao menu do equipamento para configuração, cadastramento e até registro do ponto de maneira mais fácil. Semelhando a tecnologia aplicada aos famosos smartphones, este display feito em LCD tem se tornado tendência no mercado de relógio ponto e hoje é encontrado em diversos modelos.

Estes são alguns pontos das vantagens que as novas tecnologias trouxeram para os relógios de ponto. O fato é que em todas elas os principais beneficiários são as empresas e seus empregados, que tem a rotina facilidade e constantemente aprimorada.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *