Blog

Aprenda a descartar remédios vencidos de forma correta

descartar remedios de forma correta

Precisamos aprender a descartar remédios vencidos de forma correta!

 

Apesar de terem sido fabricados para solucionar problemas de saúde e combater doenças, os remédios podem significar uma verdadeira ameaça ao Meio Ambiente. E até mesmo para os seres humanos na hora de serem descartados.

Depois do prazo de validade, muitos vão parar na lixeira de casa ou são despejados no ralo, sem o mínimo de orientação. O problema é que essas ações desencadeiam consequências perigosas e prejudiciais ao nosso planeta e por isso, devem ser evitadas o quanto antes!!!

Prejuízos ao Meio Ambiente

Você sabia que a maior composição química derivada de medicamentos, é lançada no ambiente pelo próprio homem?

Com composições ricas em substâncias químicas, medicamentos líquidos despejados em ralos e vasos sanitários, e comprimidos depositados no lixo residencial se tornam grandes aliados da poluição. Também são o motivo dos prejuízos causados por contaminações dos recursos naturais, prejudicando a neutralização de carbono.

descartar remedios da maneira correta

Quando um remédio vencido é jogado no lixo de casa, ele passa a dividir espaço em aterros sanitários ou nos lixões. Podendo então, serem consumidos por crianças e catadores de material reciclável. Suas toxinas se transformam em chorume, penetrando no solo e pondo em risco a contaminação dos lençóis freáticos que passam pelo local.

Já os medicamentos em soluções que são descartados através dos ralos e de vasos sanitários formam uma mancha tóxica atingindo a rede de esgoto. A má notícia é que mesmo com os sistemas de tratamento de água, várias substâncias não são eliminadas e acabam alcançando os mares, provocando a morte e o desequilíbrio hormonal dos peixes.

 

O descarte de remédios

Assim como acontece com o descarte do lixo eletrônico, para contribuir com a preservação do planeta e vivenciar práticas sustentáveis, é preciso fazer o descarte de medicamentos vencidos. Isso pode ser feito através de postos especializados em coleta e reciclagem, ou laboratórios médicos que possuem o descarte apropriado para seus comprimidos e soluções.

Mas atenção!! Caso não tenha um posto de coleta em seu barro ou município, não jogue os remédios no lixo. Encontre uma farmácia ou qualquer unidade médica que possa receber os medicamentos para fazer o descarte correto em aterros especiais, junto do lixo hospital.

 

Encontre outras dicas de descarte de resíduos e saiba tudo sobre reciclagem, clicando aqui.

Pesquise, informe-se e dê um fim adequado aos seus medicamentos, e nos ajude salvar o planeta. Você também pode minimizar os prejuízos causados ao meio ambiente, comprando créditos de carbono ou realizando atividades sustentáveis com mais frequência.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *